Emulador de MÁRIO e NES no Android

Fazem alguns dias que comprei meu HTC Desire HD (sistema operacional Android) e instalei um emulador de Super Nintendo (SNES), este foi um dos poucos videogames que tive, e nunca fui tão viciado, na verdade nada comparado ao meu primo Guilherme Barneche que sempre me chicoteava nos games. Assim que instalei o Mario me veio aquela nostalgia! Mas jogar com o controle touch screen é péssimo, não tem experiência tátil e o seu dedo fica encima do jogo.
Então pensei, é claro que alguém já ligou o controle original no celular, e estava certo,  Imagemencontrei este vídeo: “http://www.youtube.com/watch?v=_FZTz2KO9vU“. Mas tem um detalhe muito importante este projeto, é para NES e não oSNES (mais novo), ou seja, sabia que era possível fazer e tinha os materiais para isto, então só esperei sobrar um tempo para fazer (o único componente que não tinha era o controle, mas consegui um paralelo por R$ 18,00 no Pop Center).

Como funciona:
O controle do SNES esta ligado a Arduino, é bem fácil obter as teclas pressionadas, mas existe uma biblioteca para tornar esta tarefa ainda mais simples (NESpad/SNESpad). Cada tecla pressionada liga um bit dentro do número que representa o estado das teclas do controle, e este estado (número) é enviado via Bluetooth (uso o BlueSMiRF) para o Android.
No Android, quem recebe este número é o Amarino, mas ele apenas recebe o número, ainda é necessário um App (que foi modificado a partir deste exemplo “SoftKeyboard“) para converter este número em teclas pressionadas (uso Bitwise) como um teclado do Android.
Por fim é só configurar o emulador para entender as teclas pressionadas como os comandos dentro do mesmo (pular, andar, girar, etc…)

Desta forma o controle pode ser usado como o teclado do seu Android, e ainda ser configurado como o controle de outros emuladores.

Sobre o módulo bluetooth BlueSMiRF:
Depois de configurado ele será o seu “cabo USB virtual” pois da mesma forma que usamos o comando Serial.print(“…”) para enviar dados via porta serial, o mesmo dado será enviado via bluetooth.
A App Amarino utiliza 57.600 de baudrate, e os módulos BlueSMiRF normalmente vem com 9.600.
Para configurar o blueSMiRF utilizei alguns tutoriais:
– http://todbot.com/blog/2006/02/23/howto-mac-os-x-bluetooth-serial-port/
– http://www.sparkfun.com/tutorials/67

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s